O QUE SÃO PONTOS FORTES X FRACOS?

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO E APLIQUE-O EM SUA VIDA.

Todas as pessoas, sem exceção, têm pontos fortes e fracos. Os pontos fortes convencionam os recursos – a habilidade de alguém para desempenhar com maestria determinadas atividades. A abordagem dos pontos fortes tornou-se um clichê. Seja em entrevistas de emprego ou em eventos sociais, temos como objetivo tentar ilustrar nossas melhores facetas no intuito de sermos legitimados pelas pessoas ao nosso entorno. Afinal é o que nos torna mais atraentes e interessantes. Nem sempre a pergunta é direta – quais são seus pontos fortes? Mas, de um jeito ou de outro, todos procuram saber o que em nós nos diferencia das demais pessoas. Isso é fato.
Os pontos fracos caracterizam as dificuldades, pois fala da fragilidade que limita o desempenho no “melhor de si”. Culturalmente, desde que nascemos, somos levados a esconder nossos pontos fracos para nos tornarmos dignos das melhores avaliações. Tudo aquilo que compromete nossa “boa imagem”, acaba virando insumo de recalque. Furtamo-nos de reconhecer nossos pontos fracos e quanto mais investimos energia nesse processo, mais nos tornamos reféns desse padrão vicioso. É importante compreender que nossos pontos fracos, a despeito de não refletirem nossa melhor performance, podem indicar oportunidade de grande aprendizado e crescimento.
É preciso reconhecer que todos nós temos limitações. A perfeição não faz parte da condição humana. Somos por natureza seres imperfeitos em busca da excelência. Muitas vezes, quanto mais tentamos encobrir nossos pontos fracos, mais os tornamos visíveis e algumas pessoas, percebendo esse movimento, utilizam-se desse artifício como poder de manipulação e nos fazem reféns. Reconhecer e aceitar que temos pontos a serem melhorados ajuda a nos posicionar melhor diante das situações.
A ideia é aprender a tirar o máximo de proveito dos pontos fortes e administrar as limitações. Ter a percepção clara dos nossos talentos – aquilo que executamos com maestria e nos distancia de um lugar comum. Nosso diferencial. Como também, saber reconhecer nossos pontos fracos – aquilo que requer de nós maior esforço e dedicação no plano de execução. Usar com maturidade o registro das nossas vivências aliado ao conhecimento de si mesmo e a partir daí construir estrategicamente as diretrizes que nos conduzirão ao pódio da realização pessoal.

forca-x-fraqueza-1

Como fazer para potencializar os nossos “pontos fortes”?

Nossos pontos fortes demonstram nossa fortaleza – o fator único pelo qual somos diferenciados. Potencializá-los depende somente da determinação em aprimorá-los através de treino e sofisticação de técnicas relativas à habilidade ou à atividade em questão. Como tudo é diretamente proporcional, quanto maior o esforço, melhor será o resultado. No processo de autodesenvolvimento vale dizer que o investimento maior deve ser feito no sentido de implementar melhorias no que tange aos nossos pontos fortes, uma vez que desenvolver as aptidões para as quais já somos propensos é bem mais fácil e prazeroso. Procure desenvolver hábitos os quais possam mobilizar consistentemente seus talentos.

Como identificar nossos “pontos fracos” uma vez que é tão difícil reconhecer e aceitar nossas próprias limitações?
O processo de identificação requer uma percepção das nossas fragilidades e nos remete diretamente ao conceito do autoconhecimento. Essa é a premissa básica do reconhecimento legítimo de quem somos e de como devemos nos posicionar. A identificação dos pontos fracos não foge à regra. É essencial que cada um assuma a responsabilidade pessoal de fazer uma investigação honesta de si mesmo. Registrar seus melhores recursos, como também suas limitações e resistências. Somente ao nos dedicarmos à descoberta das nossas características é que conseguimos perceber e compreender como somo, de fato. Uma vez identificados os pontos fracos é possível equilibrá-los e tirar proveito dos mesmos, utilizando-os estrategicamente a nosso favor.

forca-x-fraqueza-2
Somente o alinhamento das facetas fortes e fracas nos permite construir uma direção.
No processo de adequação dos pontos fortes e fracos é essencial ter consciência de que o modo como julgamos os acontecimentos ao nosso entorno influencia nosso humor e interfere na nossa qualidade de vida. Sem limitar-se à discriminação do que é “bom” ou “ruim” é crucial manter uma postura positiva e enfrentar as situações com leveza. O que às vezes nos parece um grande obstáculo pode, de fato, ser uma excelente oportunidade de aprendizado. Respirar e refletir sem ansiedade permite que o improvável nos brinde com boas soluções.
Se você é muito bom em determinada situação, usufrua dessa condição e procure, também, usar esse recurso em benefício de outras pessoas. Seus valores e qualidades expressam sua missão. Dessa forma, quando seus pontos fracos forem um impeditivo, você certamente poderá contar com apoio das pessoas a quem ajudou. A vida é uma via de mão dupla, seus pontos fortes, quando bem utilizados, valerão de crédito quando seus pontos fracos ameaçarem suas conquistas. O sucesso da sua trajetória profissional é proporcional ao comprometimento das pessoas em fazerem coro aos seus propósitos.

Fonte:  RH.com.br

 

logo-novo-click-ideal-equilibrio

TESTE – PONTOS FORTES X FRACOS

CONVITE À REFLEXÃO SOBRE SEUS PONTOS FORTES E FRACOS!

UTILIZANDO A FERRAMENTA DE AUTOCONHECIMENTO – ANÁLISE SWOT PESSOAL.

Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer Análise de Cenário (ou Análise de Ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico. É um sistema muito simples para verificar a posição estratégica de uma entidade qualquer, seja pessoa física ou jurídica num determinado ambiente. Em resumo a Análise SWOT auxilia a eliminar os pontos fracos em áreas onde existem riscos e fortalecer os pontos fortes em áreas onde se identificam as oportunidades.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês – Strenght – Forças, Weaknesses – Fraqueza, Opportunities – Oportunidades, e Threats – Ameaças. Partindo do principio de que tudo aquilo que acreditamos influencia a nossa realidade, a Análise SWOT Pessoal leva ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal da capacidade realizadora. Também permite uma constante melhora do indivíduo levando-o a uma vida mais equilibrada, produtiva e feliz. É uma ferramenta de desenvolvimento pessoal com base no aprendizado constante, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

Para essa análise não precisamos de nada além do que um quadro como o abaixo:

STRENGHTS (Forças)

OPPORTUNITIES (Oportunidades)

WEAKNESSES (Fraquezas)

THREATS (Ameaças)

Formulei as seguintes perguntas para uma Análise SWOT Pessoal:

Strengths/Forças – Perceba quais são as suas vantagens como pessoa ou profissional.

1- O que você faz melhor que as pessoas à sua volta?

2-  Qual característica sua geralmente é mais elogiada?

3- Quais valores você tem que os outros não conseguem ter?

4- Você faz parte de algum grupo informal? Se sim como ele pode ser um ponto forte para você?

5- Qual experiência que você possui que ninguém possui?

6- Quais os recursos que você tem acesso que mais ninguém tem?

Weaknesses/Fraquezas – Identifique as áreas em que haja maior conflito.

1- Em que aspectos você pode melhorar?

2- Que tipo de atividade ou atribuição você ainda não faz satisfatoriamente?

3- Quais tarefas você evita no seu dia-a-dia e porque?

4- O que você não se sente confiante em fazer?

5- Você se sente confortável com sua formação? Se não, qual detalhe dela que mais lhe causa este sentimento?

6- Existe alguma característica pessoal que você acha que te atrapalha? (Por exemplo, você precisa falar em público e se sente tímido).

7- As pessoas geralmente esperam algo de você e, por mais que tente, não consegue atender as expectativas?

8- Quais são seus vícios no trabalho/vida pessoal que geralmente podem irritar outras pessoas (por exemplo, ficar estressado fácil, chegar atrasado)?

Opportunities/Oportunidades – Esforce-se para descobrir as forças que possui e que não estão sendo bem utilizadas.

1- Você mantém contato com seus antigos colegas de classe/trabalho e demais pessoas ligadas à sua vida profissional?

2- Você está ligado à novas tecnologias ligadas à sua área?

3- Qual seu nível de interação com pessoas da sua área?

4- Onde existem oportunidades que ninguém está aproveitando? O que você pode fazer para aproveitá-las?

5- Quais as novas tendências que estão surgindo que você pode aplicar ao seu dia-a-dia/local de trabalho/vida pessoal?

Threats/Ameaças – Visualize o mundo exterior e seja também um pouco introspectivo para entender o que pode ser prejudicial ao seu objetivo.

1- Que obstáculos existem pela frente?

2- O que as demais pessoas, estão fazendo?

3- Você tem as competências necessárias para o atingimento do objetivo?

4- A tecnologia é um problema para você, ela ameaça seu objetivo?

5- Quais os obstáculos que você enfrenta hoje na sua vida (financeiro, de desenvolvimento, pessoal)

Então, respondendo com consciência a essas perguntas, analisando o momento pessoal e profissional, podemos traçar o perfil que desejamos para o atingimento do nosso objetivo é definir que rumos tomar a partir daí. Pode ser que já o façamos de outras maneiras, sem que se queira chamar de SWOT tal exercício, mas há que se ter em mente duas palavras quando tratamos de objetivo: reflexão e planejamento. Duas simples palavras e uma mesma forma de encontrar um caminho.

Muito bacana, não? Então que tal começar agora mesmo a aplicar a matriz SWOT na sua vida pessoal?

 

CLIQUE: Cópia de TESTE – PONTOS FORTES X FRACOS e  preencha o formulário no seu seu computador.

 

analise-swot-pessoal-3

Bom teste!

Click Ideal Equilíbrio

 

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Empreendedora, Educadora, Coach, Redatora de conteúdo para as redes sociais. Administradora do blog: www.clickidealequilibrio.com.br e da Loja Virtual: www.lojaclickideal.com.br. Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Trabalho com Marketing de Afiliados e o meu propósito é ajudar mulheres a encontrarem seus verdadeiros caminhos para serem felizes e realizadas com as suas escolhas. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.