Construir relações assertivas no trabalho é uma prática saudável e nos ajuda a ter mais Qualidade de Vida.
Nós seres humanos, somos sociáveis e como tal, uma das nossas principais atividades é a de comunicação e interação com outras pessoas.

No ambiente de trabalho estamos o tempo inteiro conversando, trocando ideias e acertando ações com colegas.
Ao mesmo tempo, por mais que isso seja uma atividade constante, temos muita dificuldade de comunicação.
 

 

Problemas na comunicação

Como perdemos nossa criança interior?
Frequentemente, as pessoas entendem errado o que queremos dizer. E isso, acarreta inúmeros problemas que podem atrapalhar a nossa carreira.
Investir na melhoria da nossa comunicação só nos traz benefícios.  Uma das habilidades mais importante e que mais ajuda o profissional é a assertividade na no ato de se comunicar.

Comunicação Assertiva

comunicação assertiva é um meio termo entre a comunicação passiva e a agressiva.
Estamos nos comunicando de forma passiva, quando ficamos calado e aceitamos as colocações das outras pessoas.
Agimos assim, quando não nos manifestamos nas reuniões de trabalho por medo ou timidez de expormos nossas opiniões e ideias, com medo de críticas ou do erros.
O problema dessa abordagem é que deixamos de expressar o que estamos pensando, e a nossa vontade, geralmente acaba ficando para trás.

Comunicação Agressiva

Por outro lado, a comunicação agressiva é o oposto. É aquela em que tenta-se impor uma opinião ou falar de forma a intimidar e pressionar a outra pessoa, a aceitar o que você está dizendo. Também, não é a melhor alternativa, pois, constrói um muro na comunicação com o outro.

Elementos para se praticar uma Comunicação Assertiva

comunicação assertiva é uma alternativa intermediária que traz o o lado bom de cada lado. Comunicar-se assertivamente significa em primeiro lugar:

– Falar o que pensa;
– Dar a sua opinião e apresentar-se para à discussão; 
– Ser uma pessoa autêntica, deixando a passividade de lado. 
– Usando uma abordagem clara e direta, e ao mesmo tempo, calma e respeitosa.
– Ouvindo a opinião dos demais e levando-as em consideração.
A prática da assertividade contribui para a construção de relacionamentos positivos e saudáveis, criando ambientes de confiança mútuo, onde, prevalece a qualidade de vida. 
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A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso, esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

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