VISÃO DE MUNDO – VISÃO SISTÊMICA

A visão sistêmica é a disciplina da aprendizagem organizacional que nos permite prestar atenção no mundo que nos rodeia, como se fosse uma lente grande angular, não como uma teleobjetiva, de modo que possamos ver como nossas ações interagem com outras áreas de atividade (Senge, 1994).

Tenha visão sistêmica para compreender o mundo que você está inserido e seu papel dentro deste mundo.

Embora possa ser encarada como uma poderosa ferramenta de solução de problemas organizacionais, como de fato o é, a visão sistêmica é ainda mais poderosa como linguagem. Na medida em que ampliamos os nossos modelos mentais, a maneira como pensamos e falamos acerca de sistemas complexos, passamos a enxergar o mundo de outra forma.

Existem muitas pessoas que saem por aí falando que possuem visão sistêmica das coisas ao seu redor e do “mundo” em que está inserido. Mas na verdade, esta pessoa não leu nenhum livro em sua vida, não faz ideia de como funciona os processos que estão ao seu redor e nem como cada evento acontece da forma que acontece.

É muito comum, lá no tempo do Ensino Fundamental, questionarmos nossos professores de história sobre “qual a importância de estudar isso, se já aconteceu há tanto tempo?”

Você lembra a resposta que normalmente ele te dava?

“Para entendermos o mundo que vivemos hoje.”

Profundo. Talvez na época pudesse não fazer sentido nenhum isso para você, mas com certeza já demonstrava que era muito importante.

maxresdefault

Cada um tem a sua visão de mundo

Quais são seus sonhos? E suas estratégias para o desenvolvimento de carreira? Já parou para pensar que se você fizesse essas mesmas perguntas para todos os seus colegas de trabalho cada um responderia uma coisa?

Cada resposta começaria se desenvolveria e terminaria de forma única. Poderia até haver similares, mas exatamente iguais, nunca. A razão pela qual isso ocorre se chama visão de mundo. Cada pessoa enxerga a vida, em seus vários aspectos, de uma forma singular. Isso acontece por uma série de fatores. Confira alguns deles:

  • Personalidade

  • Interpretação de vivências

  • Combinação exclusiva de experiências e conhecimentos

  • Maneira de lidar com as próprias emoções e as dos outros

  • Autoconfiança

  • Autoconhecimento

  • Otimismo ou Pessimismo etc.

visao-sistemica-iii

Como ampliar sua visão de mundo?

Para começar a pensar de forma sistêmica, é necessário olhar para fora da caixa ou para fora do cercado em que você está hoje.

Isso pode não ser muito fácil de compreender, mas lhe garanto que merece sua atenção.

Talvez sua cultura e conhecimento do mundo hoje seja muito limitada, mas será que você está se esforçando para mudar esta realidade?

Esse papo de que é necessário viajar para conhecer o mundo pode até colar para ganhar um viagem de final de ano de seus pais, ou ser um motivo para você juntar dinheiro no final do ano e fazer uma viagem internacional.

Mas isso não cola como desculpa para não conhecer as diferentes realidades ao seu redor. Existe uma gama de formas de expandir seu conhecimento, que cada vez mais aumenta e lhe mostra mais oportunidades, seja em um livro ou até mesmo em um vídeo que lhe ensine algo que você esteja vendo no You Tube.

Saber que existe muito mais do que seus olhos podem ver é o primeiro passo para ampliar a visão de mundo. Muitas vezes as pessoas se deixam limitar por acreditarem, por exemplo, que não há como crescer na sua área. Mas, esquecem que há tantas outras que faltam profissionais qualificados. Por que não uma mudança de carreira?

Quando o colaborador não identifica chances de crescimento é comum gerar certa insatisfação. Mas, será que não há mesmo como ser promovido ou tornar-se líder é assustador.

Não tinha pensado nisso ainda? Então você, querendo ou não, acaba de aumentar sua visão de mundo. Ou seja, com esse post você está conhecendo novas perspectivas para o desenvolvimento de sua carreira (que antes sequer você teria ousado imaginar). Aliás, essas duas palavrinhas (ousadia e imaginação) contribuem muito para ampliar pontos de vista. Confira algumas ações cruciais para transpor as barreiras de uma visão de mundo limitada:

  • Imaginar

  • Criar

  • Inovar

  • Buscar novos objetivos e conquistas

  • Introspecção

  • Empatia (se colocar no lugar do outro para perceber como ele vê o mundo)

  • Equilíbrio emocional

faj-faculdade-jaguariuna-semana-do-meio-ambiente-2014

TENHA GOSTO POR ENTENDER COMO AS COISAS FUNCIONAM

Vá além dos limites que lhe são impostos para transformar a sua visão do mundo atual.

Construa em sua personalidade um gosto a mais para compreender como as coisas em geral funcionam, e entenda que cada processo não acontece em vão, tudo possui um porquê.

Comece compreendendo o porquê de cada coisa acontecer para então entender como as coisas aconteceram no passado, influenciando o que acontece hoje para mudar o que acontecerá amanhã.

É muito importante, neste ponto, ficar atento ao todo quando se olha para alguma coisa, ou seja, entender que cada elemento não é um componente isolado, e sim uma parte de um sistema que depende dele para funcionar.

Para entender melhor este ponto, pense em dois paradigmas: O paradigma mecanista e o paradigma sistêmico.

paradigma mecanista, já ultrapassado, leva a crer que o todo (pense em um empresa por exemplo) é a soma de várias partes isoladas, ou seja, para entendê-lo basta separar as partes e olhar para cada uma delas separadamente.

Separadamente… Erro feio!

Você não pode tentar compreender um problema, separando seus elementos, pois a resposta que você procura para o problema pode estar justamente na relação entre eles.

E é aí que entra o paradigma sistêmico, pois ele sugere que devemos olhar para o todo como diversos elementos que se relacionam entre si, onde esse relacionamento tem uma função integral: Fazer as coisas acontecerem dentro de um sistema ou organização.

Compreenda a importância de olhar para cada questão a partir de agora, sempre pensando no todo que pode estar a sua volta, no ecossistema inteiro que envolve cada situação.

Talvez um bom treino de visão sistêmica seja ter menos certezas, olharmos mais à volta, compreendermos mais as diversas razões para as pessoas serem como são, para os fatos serem como são. Entender que os fatos podem já ser a consequência de algo que fizemos (intencionalmente ou não).  Talvez seja saudável ter um leve distanciamento emocional, pois quando estamos imersos em afazeres e emoções não enxergamos quase nada.

Proponho fazermos uma reflexão, proposta pelo monge e ativista Thich Nhat Tahn: “Sem nuvem, a chuva não cai. Sem cair à chuva, a árvore não cresce. Por fim, sem árvore não se faz papel”. Ou seja, o papel, a árvore, a chuva e a nuvem encontram em interexistência. Se continuarmos observando profundamente o caso específico do papel, perceberemos diversos outros atores em interexistência com o papel: o sol, o trabalhador que produziu o papel, e por aí vai.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SEUS ATOS E FAÇA ACONTECER

Quando você começa compreender o mundo e o sistema que você está inserido, começará a ficar mais claro qual é a sua função nele.

Procure sempre que tiver conhecimentos novos e compreensão das coisas ao seu redor, entender o quanto você e suas atitudes estão influenciando positivamente ou negativamente.

Suas atitudes podem ser o motivo de vários acontecimentos em sua vida, e um erro grotesco é ficar procurando agentes culpados ao redor, quando o verdadeiro ator da ação é somente você.

Compreenda que você faz parte de alguma coisa, por menor que seja sua participação você participa de um grupo ou de um sistema (família, trabalho, escola, grupo de amigos, etc.).

Faça de suas atitudes ações que agregam valor e mudam o mundo ao seu redor. Uma dica é começar pelas coisas pequenas. Elas fazem diferença.

Você está precisando ampliar sua visão de mundo para conquistar mais rapidamente os seus objetivos? Compartilhe suas experiências. Deixe um comentário abaixo. Vamos juntos ajudar mais pessoas a evoluírem através das trocas de experiências.

 

Desejo uma nova Visão do Mundo a todos.

Coach Silmara

Click Ideal Equilíbrio

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.